A APSA



A Associação Pão de Santo Antônio é uma Entidade Filantrópica de proteção aos pobres e à infância desvalida, fundada em Belo Horizonte em 13 de junho de 1902, portanto já centenária.
Foi a primeira organização leiga do gênero da novel Capital, diferenciada da Sociedade São Vicente de Paulo.Seus fundadores foram a Conferência Vicentina de São José e a Paróquia de São José inspiradas na sua homônima de Diamantina, criada um ano antes.
1 - Iniciou suas atividades precariamente com Asilos para Órfãs e casas para pobres, tendo em 1911 fundado o Orfanato Santo Antônio localizado à Rua São Paulo 795, Centro, e que durante muitos anos foi um marco da cidade. Ali permaneceu até 1962 quando se transferiu para Venda Nova.
Com o nome mudado para Educandário Santo Antônio, e curso de 1ºgrau, dispõe de todo conforto com boas salas de aula, biblioteca, espaçosos refeitórios, auditórios, salas de música e de artesanato, praça de esportes com 2 (duas) piscinas, campos de vôlei, peteca e mesa de pingue-pongue. Em outubro 2003, tornou-se auto suficiente com a renda do Colégio que fundaram há alguns anos, desligou-se da Associação que ofereceu às Irmãs todo prédio em comodato, por tempo indeterminado.